top of page
Buscar

Por que investir num telhado com isolamento térmico?

A telha térmica contribui para o bem-estar dos moradores, além de ter ótimo custo/ benefício. Confira os detalhes.


A tecnologia avança para oferecer soluções cada vez mais eficientes aos consumidores. No ramo da construção civil, existem materiais capazes de melhorar a qualidade de vida dos habitantes de uma edificação. Hoje vamos explicar por que o telhado com isolamento térmico se encaixa nessa categoria.


Vantagens do telhado com isolamento térmico


A telha térmica é formada por duas telhas metálicas “recheadas” com um núcleo isolante. Essa composição torna a peça mais resistente à passagem de calor. O resultado óbvio é o conforto no interior do ambiente, uma vez que a temperatura interna se mantém regulada. Você pode, inclusive, economizar no uso do ar-condicionado. Porém, há outras vantagens em se recorrer a esse tipo de estrutura. Entre elas, destacamos:


1. Isolamento acústico

Além da resistência ao calor, o núcleo isolante minimiza ruídos externos. A barreira acústica vem a ser muito útil em áreas industriais, ou mesmo em grandes centros urbanos, onde a poluição sonora compromete o conforto dos trabalhadores ou moradores.


2. Alta durabilidade

As telhas metálicas também são resistentes. Em condições climáticas normais, estima-se que a durabilidade do material chegue a 35 anos, segundo órgãos de certificação do aço. Em ambientes salinos ou mais agressivos, entretanto, essa resistência pode cair pela metade.

Telhas metálicas também não exigem tanta manutenção quanto as opções em cerâmica, que são porosas e se quebram com facilidade. Ou seja: mesmo que o telhado com isolamento térmico pareça mais caro num primeiro momento, a relação custo-benefício se revela vantajosa.


3. Leveza (até no bolso)

Outro motivo para se investir em telhas térmicas está na flexibilidade da aplicação. Como o material é bastante leve, o telhado não demanda uma estrutura de sustentação tão robusta. Isso impacta diretamente o projeto estrutural ou arquitetônico. É possível economizar no dimensionamento de apoios e vencer maiores vãos, o que acelera o tempo de execução da obra e reduz os custos.


4. Fabricação sob medida

Existem diversos formatos, substratos e acabamentos possíveis para uma telha desse tipo. Ou seja, você pode encomendar itens na espessura e nas dimensões certas. Desse modo, a equipe poupa a mão de obra de cortá-los. Não restam sobras, e o desperdício no canteiro é reduzido.


Como escolher um telhado com isolamento térmico


As telhas térmicas geralmente são feitas em aço galvanizado ou galvalume. Já o núcleo isolante pode ser de poliuretano (PUR), poliestireno expandido (EPS), poliisocianurato (PIR) e lã de rocha. A escolha do modelo depende das necessidades do local. É que cada produto possui níveis diferentes de resistência ao fogo e isolamento termoacústico, por exemplo.


As normas técnicas do projeto costumam ser o parâmetro para definir a alternativa mais adequada. E elas variam conforme a finalidade do prédio. Apenas para ilustrar, basta dizer que a cobertura de um depósito de alimentos não necessariamente será a mesma de um shopping center ou de um ginásio de esportes. Estabelecimentos diferentes possuem demandas também distintas quanto à temperatura interna, o nível de ruído e a segurança.


Falando nisso, ainda cabe lembrar que a instalação do telhado deve obedecer ao Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Dependendo das exigências do Corpo de Bombeiros, talvez seja preciso optar por um tipo de telha térmica em detrimento de outro.


No entanto, qualquer que seja a especificidade, o telhado com isolamento térmico acaba sendo um investimento certeiro. Essa é a preferência de quem quer aliar conforto, praticidade e economia.


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você! Precisando de mais informações, entre em contato conosco pelo fone (51) 3587.3666 ou WhatsApp (51) 99416.6058. Obrigado pela leitura e até a próxima!


Foto de capa: iStock/Madmaxer

bottom of page