top of page
Buscar

Qual o melhor tipo de telha para cada telhado?

Conforto térmico, durabilidade e resistência a vazamentos: escolher o melhor tipo de telha para cada projeto é fundamental.


O tipo de cobertura pode determinar o sucesso de um projeto de engenharia. A escolha do material garante conforto térmico, durabilidade e resistência a vazamentos, conhecida como estanqueidade. Se tudo der certo, você nem vai perceber que o telhado está ali. Por isso, torna-se primordial identificar qual é a telha correta para cada situação. Conheça algumas opções disponíveis atualmente no dinâmico mercado da construção civil.


Os tipos de telha ideais para cada telhado


A seguir, apresentamos modelos de telhas e indicamos os seus usos mais frequentes. Lembre-se de que a definição da peça deve ser feita antes do início da construção. Isso porque cada produto possui dimensões, apoios estruturais e graus de inclinação diferentes, o que pode demandar alterações no desenho da planta.


Telha metálica

Esse material é bastante encontrado em depósitos, ginásios, garagens e grandes pavilhões. A aplicação na indústria e no comércio se deve às inúmeras vantagens da telha metálica. Entre elas, destacamos a durabilidade, a leveza e a precisão no encaixe.


Trata-se de uma solução para quem precisa executar a obra em pouco tempo e com zero desperdício. Por ser comprada na dimensão exata, ela evita emendas no comprimento, o que faz com que a quantidade de resíduos no canteiro costume ser baixa. Além disso, há rapidez na instalação.


Telha translúcida


Fonte: Plastifibra

Fabricada em resina plástica e fibra de vidro, a telha translúcida permite maior entrada de luz natural no ambiente. Assim, pode-se economizar energia elétrica durante o dia. No entanto, deve-se atentar para o efeito térmico final na obra, já que essa pode ser uma porta de entrada para passagem de calor.


O produto é utilizado em fábricas, shopping centers e até na cobertura de bares e restaurantes. No campo, pode ser aproveitado para a confecção de estufas.


Telha térmica / termoisolante / termoacústica

telha_térmica_EPS
Fonte: Bulltrade

A principal característica da telha térmica é a resistência à passagem de calor, devido ao núcleo isolante. Essa composição também ajuda a minimizar os ruídos da rua. Pode-se usá-la tanto em residências quanto em indústrias, centros de distribuição, supermercados e demais estabelecimentos do pequeno ao grande porte.


Existem diferentes tipos de telha térmica – com núcleo de poliuretano (PUR), poliestireno expandido (EPS), poliisocianurato (PIR) e Lã de Rocha. A escolha do modelo deve considerar as necessidades do local. Elas incluem isolamento térmico, isolamento acústico, resistência ao fogo e resistência ao trânsito na cobertura, caso trabalhadores precisem andar sobre o telhado com frequência.


No que diz respeito à resistência ao fogo, deve-se verificar, ainda, as exigências do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). A montagem das telhas deverá respeitar os parâmetros de segurança.


Telha de cerâmica

Fonte: ConstruindoDecor

As telhas de cerâmica podem ser encontradas em qualquer loja de materiais de construção, sendo populares para a cobertura de residências. Mas há desvantagens. Elas se quebram com mais facilidade e são mais pesadas, exigindo maior estrutura na construção do telhado. Apesar do peso, têm resistência moderada ao vento, elevando a necessidade de manutenção. Ainda, por serem mais porosas, podem desenvolver fungos.


Quanto ao conforto térmico e acústico, muitas vezes recorre-se a complementos, como mantas especiais. Contudo, cabe observar que essa medida encarece a obra.


Telha de fibrocimento

Fonte: Lojas Coqueiro

As telhas de fibrocimento são largamente utilizadas na Brasil e disponíveis em todas as lojas de material de construção. Porém, as medidas são standard, o que requer maior quantidade de sobrepasses.


Elas possuem baixa resistência a chuva de granizo. Para completar, o material eleva a temperatura interna dos ambientes, pois retém excessivamente o calor do sol. No fim das contas, a relação custo-benefício desse tipo de telha deixa de ser vantajosa.


Entendeu qual tipo de telha é o mais adequado ao seu telhado? Esperamos que as dicas de hoje sejam úteis para a sua obra. Precisando de mais informações, entre em contato conosco pelo fone (51) 3587.3666 ou WhatsApp (51) 99416.6058. Obrigado pela leitura e até a próxima!


Foto de capa: iStock/KangeStudio

bottom of page