top of page
Buscar

SIP: o sistema construtivo que vai dominar o mercado brasileiro

Atualizado: 14 de mar. de 2019

Em um primeiro momento, esse título pode soar um pouco pretensioso. Assim que vamos entendendo melhor as vantagens do SIP (Structural Insulated Panel), essa verdade se concretiza. Ou melhor, nada de concreto. Estamos falando de um sistema de construção seca que apresenta uma grande resistência, economia, conforto e sustentabilidade.


Infelizmente, o SIP ainda é recente no mercado brasileiro, realidade que poucas empresas inovadoras se propõem a mudar. Arquitetos e engenheiros brasileiros estão cada vez mais atentos (e preocupados) em utilizar estruturas ecologicamente pensadas para reduzir custos e danos ao meio ambiente. As vantagens são inegáveis, mas nada como um exemplo prático.


Hoje, vamos conhecer detalhes de uma experiência incrível na construção com SIP, que ocorreu na cidade de São Francisco de Paula, localizada no Rio Grande do Sul (BR). A velocidade e a facilidade com que três casas foram finalizadas, em meio a natureza, impressionam qualquer profissional ou apaixonado pela construção civil.

Ficou interessado? Então, segue com a gente, porque tem muita informação legal sobre os painéis de SIP no conteúdo de hoje.

 

Da fundação à cobertura em um dia e meio


A conta fica ainda mais impressionante quando lembramos que isso foi feito por somente duas pessoas. Eles levaram um dia e meio para montar 27 painéis de SIP, formando um sistema que pesa 14 kg/m² em média. O resultado foi uma casa de 35 metros quadrados, feita com um material de alto desempenho na construção seca pelo mundo. A natureza em torno da casa foi preservada ao máximo, tornando edifício e meio ambiente um só.

O projeto foi feito com o SIP da Bulltrade, produzido no próprio Rio Grande do Sul. Com o radier já pronto, eles precisaram de menos de 20h de trabalho para terminar a estrutura. O melhor de tudo é que a construção foi registrada (em time-lapse) e, pra se ter uma ideia da velocidade da execução, o resultado foi esse vídeo abaixo de apenas 30 segundos.


A praticidade com que a estrutura é erguida fica tão nítida quanto a sua rapidez. O SIP é um sistema que tem por essência a busca pelo uso mais inteligente das tecnologias atuais em construção. Assim, podemos definir um plano simples da construção com SIP, como o que veremos agora.


O passo a passo básico da construção com SIP

Assim como as casas em São Francisco de Paula, ou qualquer outra obra como essa feita pela Bulltrade, existe uma fórmula. Esse passo a passo é relativamente fácil, se comparado a outros modelos de construção. Este é um dos fatores que torna a montagem tão rápida.

E, por isso, separamos alguns passos básicos para a construção com SIP.


Deu pra notar o quanto o sistema SIP traz facilidade e economia? É justamente sobre fator sustentabilidade que vamos falar em seguida.


Um sistema construtivo econômico e sustentável

Atualmente, o mercado brasileiro tem aberto cada vez mais espaço para sistemas da construção a seco. Ou seja, que dispensa produtos como argamassa ou que precisem de água. Neste caso, a obra consiste na montagem e na instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial.

O SIP tem se mostrado cada vez mais como a opção mais eficiente deste nicho. Por exemplo, no caso da casa construída em um dia e meio pela Bulltrade, pode-se dizer que a única água utilizada foi para consumo humano. A quantidade de resíduos produzida também é quase nula, e praticamente tudo é reciclável. Os materiais mais leves economizam energia até ao serem transportados.

Além disso, a eficiência energética da construção, que passa a manter naturalmente uma temperatura interna confortável nas diferentes estações. A fabricação das matérias primas, assim como do painel SIP, são realizadas dentro dos padrões de otimização de energia e ambiental. Sendo parte do material feito com madeira de reflorestamento.

Até agora, falamos muito da velocidade, resistência e economia proporcionadas pelo SIP, nos resta saber do que exatamente é constituído.


Mas, afinal, o que é o SIP da Bulltrade?

Os painéis SIP, ou Painéis Isolantes Estruturais, são produtos de alto desempenho para construções residenciais, comerciais e industriais. Eles, basicamente, são um núcleo isolante de EPS (Poliestireno Expandido), de classe 3F, revestido por duas chapas OSB (Oriented Strand Board) de 9,5mm, tudo unido através de um adesivo de alta eficiência.

Depois disso, o mais usual para divisórias internas é o sistema SIP OSBI da Bulltrade receber revestimento em ambas as faces com gesso acartonado standard de 12,5 mm. O gesso é aplicado diretamente no local, após fixação do painel OSBI. Além dos pontos positivos que comentamos até aqui, o SIP apresenta outras diversas qualidades.


Mais vantagens do SIP

Os painéis isolantes estruturais são resistentes ao fogo, junto ao gesso acartonado. Eles ainda podem ser facilmente recortados e manuseados, e podem atender a quaisquer projetos arquitetônicos, sem limitações de design. O isolamento térmico do EPS proporciona algo correspondente a uma parede de tijolos de 1000 mm de espessura.

Fora esses benefícios, o OSB Home Plus – da LP Brasil –, utilizado pela Bulltrade, possui garantia de 20 anos anticupim e 20 anos de garantia estrutural. Ainda, a sua resistência mecânica possui propriedades estruturais similares aos de uma viga I de aço. Contempla as furações para a passagem de instalações elétricas e hidráulicas, podendo inclusive ser enviada para a obra com os conduítes já colocados.

Os painéis SIP ainda podem ser enviados para a obra todos numerados, para facilitar a montagem de acordo com o projeto. Mas, apesar do SIP ser inovador na construção civil brasileira, o sistema já foi mais do que testado em grandes potências econômicas.


Inovador para o Brasil, tradicional para estrangeiros

Na verdade, em mercados mais desenvolvidos, ele já dominou. Ou seja, os mercados que nos fornecem as tendências em construção já utilizam o SIP há muito tempo. Nos Estados Unidos, eles são utilizados desde a década de 1950 e têm se mantido como uma preferência, mesmo frente a nevascas, terremotos e até furacões. Abaixo, deixamos mais uma referência de como são projetadas as construções em SIP no país norte-americano.


Painéis SIP são um dos principais componentes de construção desenvolvidos nos últimos 100 anos. Por muitos profissionais, eles são considerados a melhor tecnologia de construção disponível. Mas há um problema! Quando falamos de SIP na realidade brasileira, poucos tem experiência e as tecnologias necessárias para desenvolvê-lo.


Contudo, cuidados são necessários na utilização do sistema

A escolha de uma empresa confiável vai fazer toda a diferença no resultado do seu projeto. A Bulltrade é referência nacional na fabricação de SIP, e parceira de confiança da LP Brasil, fabricante do OSB.

Temos atuado em diversos projetos como a construção de showroom, casas menores (como a mostrada no material de hoje), casas de alto padrão em Porto Alegre e Caxias do Sul.


Quer saber mais sobre os painéis de SIP da Bulltrade e como usar eles na sua construção? Entre em contato conosco através do nosso site www.bulltrade.com.br.





Projeto: Arq. Camilla Pereira - Porto Quadrado Arquitetura - www.porto.arq.br/

Fornecedor OSB Home Plus: LP Building Products Brasil - www.lpbrasil.com.br/

Fotografia: Daniel Frohlich - https://b-m.facebook.com/df5.frame/

Sistema construtivo: Bulltrade - www.bulltrade.com.br

bottom of page