top of page
Buscar

Como acertar na compra da telha térmica para sua obra

Atualizado: 5 de dez. de 2019

Para comprar telha térmica sem erro, é fundamental que se observem fatores como densidade e resistência ao fogo. Saiba mais!


A telha térmica é uma das melhores soluções para sua obra. Durável, econômica e resistente a intempéries, essa peça garante um acabamento de alta qualidade para a cobertura da edificação. Porém, existem tantas opções no mercado que, às vezes, fica difícil encontrar o produto certo.


Dicas para escolher a telha térmica ideal


Hoje você vai aprender quais são os elementos que deve observar na hora de adquirir uma telha térmica. Acompanhe nossas dicas e acerte na escolha!


Revestimento do aço

Como vimos em outro artigo, a telha térmica é formada por duas telhas metálicas “recheadas” com um núcleo isolante. As telhas metálicas são compostas de aço revestido com liga de alumínio e zinco, assim recebendo a nomenclatura de “galvalume”. Segundo a norma NBR 14514:2008, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a concentração do revestimento deve ser no mínimo 150 g/m². Se for galvanizada, deve ser no mínimo 225 g/m².

Exija do seu fornecedor o certificado (Ex: para galvalume, deve constar como AZ150). Essa quantidade garante a durabilidade do material, evitando a oxidação precoce.


Fator K (isolamento térmico)

Uma das principais características das telhas térmicas é a capacidade de reduzir a transmissão de calor. Isso confere temperaturas amenas e maior conforto ao interior do ambiente.

O isolamento térmico é determinado pelo fator K (coeficiente de condutibilidade térmica). Quanto menor o valor, menor também é a energia que atravessa o núcleo isolante da telha. Em geral, os núcleos em poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR) possuem melhor desempenho, quando comparados ao poliestireno expandido (EPS).


Densidade

Além do material em si, é importante verificar o nível de densidade do núcleo da telha térmica. Afinal, a cobertura de um prédio sofre diversos impactos. Sempre que alguém instala uma antena no topo do edifício, lava a caixa d’água ou faz algum trabalho de manutenção, precisa transitar sobre o telhado. Esse movimento pode afundar as chapas metálicas.

Vale lembrar, ainda, que as placas são unidas por parafusos. Se o achatamento ocorrer próximo a esses pontos, podem surgir aberturas que vão acumular água da chuva e causar infiltração.

Ou seja: adquira uma telha com densidade adequada para o nível de trânsito do seu telhado. Em geral, densidades maiores de isolante ajudam a prevenir transtornos no futuro.


Resistência ao fogo

Todo material aplicado na construção civil possui algum nível de inflamabilidade. Por motivos de segurança, certas edificações devem utilizar revestimentos resistentes a chamas. Assim, é possível retardar a propagação de um eventual incêndio.

Quando se deseja obter um seguro para o prédio ou assinar o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), muitas vezes é exigido um laudo de certificação. Nacionalmente, a referência normativa é a IT 10 do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Atenção: Nesses casos, exija o laudo do fabricante, prestando atenção nos parâmetros de instalação. Por exemplo: se no laudo constar que a telha deve ser protegida por fita intumescente, verifique o custo deste material e sua instalação antes de efetuar sua compra. Evite surpresas! Procure por telhas homologadas que não exijam materiais complementares.

Substrato na parte inferior

Sempre dê preferência a telhas que contenham substrato na parte inferior. Esse detalhe aumenta a resistência global do conjunto. O aço também garante boa proteção contra fogo.


Preço

Por fim, mesmo considerando todos os tópicos acima, pode ser que você ainda tenha diversas opções de telha térmica à disposição. Estamos falando de uma solução versátil, que pode ser fabricada em diferentes espessuras, materiais e acabamentos.

Numa situação dessas, vale a pena levar em conta o custo-benefício. Tenha em mente não só a durabilidade da estrutura no longo prazo, mas também o orçamento total de sua obra.


Gostou das dicas? Esperamos que, agora, você possa comprar telha térmica sem erro! Se precisar de mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3587.3666 ou WhatsApp (51) 99416.6058. Obrigado pela leitura e até a próxima!


Foto de capa: iStock/ChaayTee

bottom of page